29/10/09 - Naufrágios Saveiros e Pirapama






Os dados abaixo são apenas do naufrágio Saveiros.
Um puta mergulho com águas de 30 m de visibilidade e ótimas penetrações.
Meu dupla foi um Australiano experiente. Percorremos cada compartimento do navio e encontramos tubarões, uma Garoupa grande, entre outros belos cardumes de peixes.
Foi o MELHOR mergulho até agora, mas ainda tenho muitos para conhecer...

O Saveiros teve grande importância no reboque do vão central da ponte Rio-Niterói na década de 70, junto com o Mercurius. Era utilizado em serviços gerais nos portos atendidos pela companhia Wilson & Sons, principalmente nos portos de Recife e Suape em PE. Em 2004 finalizou suas operações, após mais de trinta anos de serviço, sendo descomissionado e encostado no porto de Recife. Dois anos depois, a empresa Wilson & Sons o doou, juntamente com o Taurus e o Mercurius, para o projeto de formação do Parque de Naufrágios Artificiais da cidade do Recife.

Foram cinco meses de apreciação do projeto pelo IBAMA, Marinha do Brasil e CPRH, para serem concedidas as autorizações necessárias para o afundamento. Em 03 de maio de 2006, as embarcações foram rebocadas até os pontos predeterminados e às 11:43 horas, após o afundamento do Taurus e do Mercurius, o Saveiros foi levado ao fundo.

O rebocador Saveiros encontra-se a oito milhas da costa em frente a praia de Boa Viagem em Recife, a uma profundidade máxima de 28 metros e mínima de 18 metros, apoiado corretamente no fundo, com seus 29,1 metros de extensão. É idêntico ao Mercurius e estão a apenas uma milha de distância.
Dados do naufrágio:

Nome: Saveiros
Data do Naufrágio: 03.05.2006
Situado: Recife - PE
Profundidade. máx: 28 metros
Profundidade. min: 18 metros
Tipo: Rebocador
Motivo: Recife Artificial
Estado: Inteiro
Vida Marinha: Grandes cardumes sempre são visto, no fundo a boreste pode ser observado diversas lagostas que habitam o local, é comum ver tartarugas e lambarus, cardumes de raias xitas não são coisa rara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário