Naufrágio PIRAPAMA - Meu terceiro mergulho - 21/10/2009









Os naufrágios das embarcações Pirapama e Vapor Bahia aconteceram em anos distintos, mas pelo mesmo motivo: uma colisão no dia 24 de março de 1887, na praia de Ponta de Pedras (litoral norte de Pernambuco). Por volta das 23h15 e 23h40, com o mar calmo, os dois navios já estavam em rota de colisão quando perceberam a presença um do outro e chocaram-se violentamente. O Bahia afundou 10 minutos após o acidente e o Pirapama dois anos depois, período que ficou totalmente fora de serviço.
O Pirapama, a comando do Capitão Carvalho e sob ordens do prático Vicente da Costa, deixou o porto do Recife naquele dia por volta da 17h30, em direção aos portos do Norte e da Paraíba. Com a colisão, o Pirapama retornou na manhã de 25 de março ao porto de Recife com pouca força e bastante água no porão, mas sem vítimas. Lá, permaneceu por dois anos encostado, período que aconteceu o desmonte. Em 1889, restando apenas o casco e partes do maquinário a vapor já ultrapassado, o navio foi rebocado e abandonado a seis milhas do porto para afundar a uma profundidade de 19 a 23 metros.
Apesar das pesquisas e documentos, versões populares sobre o fato afirmam que o comandante Carvalho, do Pirapama, teria jogado propositalmente a proa de seu navio contra o costado do Vapor Bahia. O motivo seria uma antiga rixa entre ele e o comandante do Bahia, Tenente Aureliano, por ciúmes de sua esposa.
O mergulho – O Pirapama está pousado corretamente no fundo e encontra-se na formação clássica de canoa, restando o casco no contorno dos destroços. O navio foi visivelmente desmontado antes de ser afundado, pois diversas peças como caldeiras, guinchos, parte das máquinas, não estão presentes.
Na popa, está o leme apoiado no fundo e no alto do que sobrou do convés de popa está o volante do leme.

Dados Técnicos
Data do Naufrágio:1889
Situado: Recife - PE

Profundidade máx: 23 metros
Profundidade min: 17 metros
Tipo: Vapor de rodas
Motivo: Desmonte devido ao choque com o Vapor Bahia
Estado: Desmantelado
Vida Marinha: Tartarugas, Esponjas, Golfinhos, Polvos, Lagostas, Meros, Raias Manteiga, Raias Xita, Moreias, Ciliaris, Frades, Caranhas, Cardumes de sardinha e muitos outros peixeis de pequeno e grande porte Saídas: Aquáticos Centro de Mergulho
Recomendação: Não deixe de fazer este mergulho, sem duvidas é o melhor de Recife, o noturno é inesquecível

Observações pessoais:
Um naufrágio pequeno porém belíssimo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário