Naufrágio WALSA - Meu primeiro naufrágio em Recife - 20/10/2009




O afundamento intencional do rebocador Walsa, no litoral de Pernambuco, elevou o número de naufrágios artificiais no Estado para dez, ampliando o Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco (Pnape), criado em 2006. A embarcação foi construída em 1968 e estava atracada e sem funcionar há cerca de um ano e meio no Recife. No dia 28 de maio de 2009, o Walsa, que pesa 230 toneladas e mede 29 metros de comprimento, foi submerso a 19 quilômetros da costa e a 40 metros de profundidade. Para realizar o naufrágio, abriram-se as válvulas, fazendo com que a água penetrasse na embarcação. Antes de ser afundado, o Walsa passou por um processo de limpeza, no qual foram retirados todos os materiais oleosos, madeira e fios, para garantir que o navio não contamine o oceano. O naufrágio artificial permite a existência da vida marinha em pontos onde antes não existia, impede a pesca com redes de arrasto, protege a costa, e incentiva o turismo de mergulho.
O mergulho - O rebocador afundou e ficou em posição de navegação. Todas as portas foram retiradas, assim como, o mastro, a cobertura da sala de máquinas e o maquinário. Uma grande abertura liga o compartimento de máquinas ao convés, facilitando a penetração na popa do rebocador. O naufrágio está ótimas condições para os treinos de mergulho profundo.

Dados Técnicos:
Data do Naufrágio: 28.05.2009
Situado: Recife - PE
Profundidade. máx: 42 metros
Profundidade. min: 30 metros
Tipo: Rebocador
Motivo: Formação recife artificial
Estado: Inteiro
Vida Marinha: Um rebocador imponente, o único em recife a 42 metros, local de águas roxas, com diversas penetrações para os que tem curso de naufrágio, um mergulho otimo local para treinamentos tec, recomenda-se o uso de nitrox para aumentar o tempo de fundo, a vida marinha já pode ser avistada no local.
Informações pessoais:
Neste dia acompanhei uma equipe de biólogos que mensalmente visitam o naufrágio para monitorar a evolução da vida marinha .
SHOW DE BOLA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário