Naufrágio Servemar X - Meu segundo mergulho - 20/10/2009








O rebocador Servemar X, de 19 metros de comprimento, naufragou propositalmente e com as autorizações necessárias no dia 10 de janeiro 2002, a uma profundidade de 20 a 25 metros. O naufrágio ocorreu em frente à Praia de Boa Viagem, a 7,5 milhas da costa do Recife, capital de Pernambuco. Neste mesmo período ocorreu o afundamento das embarcações Lupus e Minuano por motivos de acidentes diversos.

No passeio pelo naufrágio, destaca-se o perfeito estado da embarcação, que está bem apoiada sobre a quilha. Na cabine de comando podem ser vistos armários, gavetas e uma cama, além dos restos do comando do leme. Por trás da cabine, está a chaminé, ainda com o emblema da companhia a quem pertencia o navio. No casario do convés existem duas portas que dão origem a sala de máquinas, que está vazia.

O mergulho – As espécies marinhas encontradas contemplam o diferencial do mergulho. Destacam-se as Arraias Manteiga, que possuem pequeno porte (50 cm a um metro) e dois ferrões na cauda. Os tubarões da espécie Lambaru, também conhecidos por Cação-lixa, também caracterizam o visual do mergulho. Esses tubarões atingem comprimento máximo de 4,3 metros e peso de 400 kg. É um animal lento, sedentário e de hábitos noturnos, encontrado habitualmente imóvel, deitado na areia, junto a pedras e até mesmo dentro de tocas. Alimenta-se de peixes, crustáceos, moluscos e alguns invertebrados que encontra na areia, e captura suas presas através de uma forte sucção, característica desta espécie.

Dados Técnicos
Data do Naufrágio: 18.01.2002
Situado: Recife - PE
Profundidade. máx: 25 metros
Profundidade. min: 20 metros
Tipo: Rebocador
Motivo: Acidentes Diversos

Estado: Inteiro
Vida Marinha: Lambarus e arraias são o ponto alto do mergulho também são vistos diversos outros peixes de pequeno e grande portem, sempre uma exelente visibilidade, 20(m)



Observações pessoais:

Um ótimo mergulho, com boas opções de penetrações.

Bastante vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário